segunda-feira, 21 de novembro de 2016

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Intolerância à lactose é quando a pessoa não consegue digerir direito a lactose que é o açúcar do leite, isso ocorre por uma má absorção no intestino devido à baixa produção da enzima chamada lactase.
A intolerância à lactose é rara em menores de 2 anos de idade e quando ocorre é transitória, geralmente aparece após uma diarreia infecciosa e tende a melhorar em 2 a 4 semanas. 
A tendência é o ser humano começar a ficar intolerante à lactose após os 5 anos de idade e ir piorando na fase adulta, por isso a maioria das pessoas descobre já quando adulto.
 Os sintomas ocorrem após ingestão do leite de vaca e derivados e são:
- Dor abdominal
- Barriga inchada e com gases
- Náuseas e vômitos
- Diarréia
O diagnóstico é clínico através da avaliação dos sintomas, mas existem exames (teste de tolerância à lactose e teste do hidrogênio expirado) para comprovação. O teste genético de intolerância à lactose ajuda a classificar quem tem predisposição a ser intolerante, mas não comprova a intolerância no momento do exame.
O tratamento é nutricional com a retirada da lactose da dieta (leite zero lactose e derivados sem lactose) e atualmente já está disponível no Brasil a lactase em forma de medicação, que é a enzima que digere a lactose.
Dra. Daniela Mendonça
Gastropediatra
CRM SC 20908
OBS: A intolerância à lactose é totalmente diferente de Alergia a proteína do leite de vaca (APLV). O intolerante pode consumir produtos que contém leite de vaca (em quantidades menores), já o alérgico não pode ingerir nem entrar em contato com a proteína do leite de vaca. 
Saiba mais sobre APLV:   APLV




Nenhum comentário:

Postar um comentário